sábado, 14 de novembro de 2009

O prazer de labutar





Cynthia Ferreira

O melhor lugar no mundo para se trabalhar existe de fato e se chama Google. Conquistar o diploma de ensino superior no Brasil ainda é realização de uma minoria. E quando sou questionada sobre o melhor lugar para se trabalhar, acabo descobrindo que o site de buscas mais utilizado no globo é, na verdade, o melhor ambiente de trabalho que já existiu.

Aliás, estou à procura de um endereço onde eu possa enviar o meu CV para a empresa. E se houver no Google uma vaga para mim, até mesmo na área de serviços gerais, darei adeus ao meu diploma com um sorriso no rosto. Ele já não vale quase nada mesmo.

Meu relato pareceu exagerado, mas foi este exagero que pôs de pé uma das corporações mais significativas da rede de alcance mundial. Cerca de três mil currículos são enviados à empresa por dia, totalizando o envio de um milhão por ano.

O desejo de trabalhar em um local deste porte reside nos inúmeros benefícios ofertados aos funcionários. Salas de ginástica, restaurantes finos, tratamento médico, salas de SPA, piscinas, salões de beleza, mesas de sinuca, quadras de vôlei. Não é um resort de luxo, são apenas as dependências que fazem parte da rotina de quem trabalha na sede do Google, na Califórnia, Estados Unidos. Mas a lógica de mercado faz com que esta realidade pareça um sonho de proporções ridículas.

Entretanto, as “regalias” dispensadas a estes trabalhadores possuem um efeito motivador incomparável, pois alimenta o desejo de produtividade, o prazer de trabalhar em grupo e, acima disso, a possibilidade de se crescer em conjunto com a empresa. O termo “labuta” torna-se sinônimo de “prazer” e as 40 horas de trabalhos semanais adquirem um aspecto mais humanizado.

No Brasil, quem lidera este ranking é a Caterpillar Brasil. A empresa atua no setor de vendas domésticas e de exportação de equipamentos de terraplenagem. Constam entre os 150 empreendimentos apontados pela Revista Exame como os melhores lugares para se trabalhar companhias como Accor, Nestlé, Laboratório Sabin, Microsoft, Magazine Luíza e a sede do melhor lugar de trabalho do mundo em terras tupiniquins, Google Brasil.

Orgulho, camaradagem, imparcialidade, respeito e credibilidade. Estes são cinco critérios fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa.

Não se trata, necessariamente, em construir uma sala de massagens terapêuticas e permitir que os funcionários transitem de pantufas por meio das dependências do ambiente de trabalho, como se faz em uma colônia de férias, minto, no Google.

Trata-se, e digo pela minha humilde experiência no mercado de trabalho, da criação de uma atmosfera onde todos tenham a oportunidade de opinar, construir, participar. Um local onde todos tenham acesso uns aos outros, independente da sua posição na empresa; onde metas sejam traçadas e devam ser cumpridas por todos os funcionários, mas sem esquecer a dinamicidade e a motivação. São 40 horas de trabalho para sermos lembrados de que somos humanos e não máquinas.

0 comentários:

Postar um comentário