terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bicicletada leva maceioenses à orla da capital



Movimento, que apresenta bicicleta como uma alternativa para a mobilidade urbana, atrai pessoas de variadas faixas etárias e classes sociais

Anny Rochelly

O trânsito sufocante das grandes metrópoles é um problema não só para os motoristas, mas também para os pedestres, que buscam saídas para se locomover em meio aos veículos. Neste contexto, surge a Bicicletada, um movimento mundial que apresenta o uso da bicicleta como uma alternativa para a mobilidade urbana numa forma de cobrar respeito dos motoristas e melhorias na infraestrutura para a utilização da bicicleta nas cidades.

Em Maceió, o movimento teve início em junho de 2008 e é realizado todo último sábado do mês, reunindo pessoas de variadas faixas etárias e classes sociais. Durante a ação, é realizada uma panfletagem com mensagens de conscientização direcionada aos motoristas e trava-se um diálogo com os condutores no intuito de fazê-los reconhecer a importância de transportes alternativos. “A Bicicletada é um movimento político a favor da mobilidade urbana e que tem uma função educativa. Como prova disso, nós sempre escolhemos pontos que têm um fluxo intenso de carros para atingirmos o maior número de pessoas”, explicou Leonardo Guido, um dos integrantes do movimento.

De acordo com ele, inúmeras são as razões que impulsionam a expansão da Bicicletada: a luta por uma cidade mais humana, menos poluída, com menos congestionamentos e pelo surgimento de um transporte alternativo para aqueles que não têm carro próprio. “A bicicleta tem o direito de usar as ruas. Cada vez mais, as cidades estão sendo projetadas não para pessoas, mas para veículos”, ressaltou Leonardo.

Ele acredita que no Brasil há uma forte desvalorização do transporte público, o que reduz o uso de bicicletas no país. “Nos países desenvolvidos, o transporte público é valorizado e nem todas as pessoas têm carro, o que não significa que elas não tenham condições financeiras de adquirir um, mas optam por isso. Nestes lugares, a bicicleta é uma aliada dos ônibus e metrôs, e as pessoas vão até mesmo ao trabalho pedalando. Esta postura ainda contribui para uma cidade mais limpa”, emendou.

PASSEIOS DE BICICLETA
Para os que gostam de andar de bicicleta e desejam somente passear em grupo, sem compromisso político, também há opções de lazer. As mesmas pessoas que integram o movimento realizam passeios noturnos e diurnos, desde março de 2009, adotando percursos aleatórios e dividindo as corridas em categorias a fim de atender a todos os públicos.

Aos interessados, Leonardo recomenda que, primeiramente, escolham o dia de passeio mais leve, independentemente da atual condição física. Além disso, deve-se providenciar capacete, materiais de segurança para pedalar e uma roupa específica para ciclismo. “Nós percorremos de 70 a 80 quilômetros por passeio e é indispensável que o ciclista venha devidamente equipado para que não aconteça nenhum acidente”, disse.

Questionado se os motoristas ficam revoltados com a invasão de bicicletas na pista durante os passeios, ele lembra que isso acontece sim, mas destaca que os carros respeitam o movimento provavelmente pela grande quantidade de bicicletas ocupando uma faixa inteira. “Além do mais, nós destinamos pessoas para coordenar o trânsito e solicitar a compreensão dos condutores, o que faz nosso passeio ser mais seguro para os iniciantes”, ressaltou.

Fabrício Melo começou a fazer os passeios com o grupo há apenas um mês, mas já marca presença em todos os dias que pode. “Eu moro no Barro Duro e venho para Ponta Verde somente para os passeios porque eu acho que esse é um trabalho maravilhoso. Eu sempre pedalei sozinho na orla, mas acredito que o passeio em grupo é muito mais prazeroso e estimula o ciclista a não desistir de vir, sem mencionar que ainda é possível fazer amizades”, opinou.

PROGRAMAÇÃO

Bicicletada
Neste mês de fevereiro, a Bicicletada será em dose tripla:

Sexta-feira (26), às 18h, em frente à Atlântica Motos;
Sábado (27), às 8h, no posto 7;
Domingo (28), às 8h, no posto 7.

Passeios noturnos
Toda terça-feira - passeio leve (20 km)
Toda quinta-feira - passeio moderado (40 km)
Ambos com concentração a partir das 19h, no Guaraná 24h (vizinho à Pizzaria Carlito, na Ponta Verde), e com saída às 20h.

Passeios diurnos
Sábados, domingos e feriados – passeios que vão desde a categoria leve até a categoria pesada, que conta com trilhas e ladeiras (60 a 150 km).
Concentração às 6h30 e saída às 7h da manhã.
Local: no Guaraná 24h (vizinho à Pizzaria Carlito, na Ponta Verde).

INFORMAÇÕES

0 comentários:

Postar um comentário