segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quem não sonhou em ser um treinador de futebol?



Esporte reconhecido pelo Ministério dos Esportes, com Confederação Brasileira com estatuto, regras e campeonatos regulares, o futebol de mesa já é praticado oficialmente em 15 estados brasileiros

Anderson Santos



Quantos foram os meninos nascidos nas décadas anteriores ao século XXI que soltaram pipa, empinaram pião, racharam os dedos nos jogos de rua ou que jogaram botão para não sair de casa por causa da chuva?

Muitos já foram técnicos e adeptos de algum esporte desde pequenos. O que, enquanto crianças, era uma simples brincadeira, que valia apenas pela diversão por rir dos perdedores, para alguns adultos representava disputa de campeonatos, viagens pelo país e aparições na TV com direito até a desafio de grande dificuldade.

Segundo dados oficiais, o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa ocorreu em Salvador, no ano que o país conquistou o tricampeonato mundial nos campos mexicanos (1970). De lá para cá, o esporte não parou de crescer e de melhor se organizar. E é da modalidade esportiva jogada em pelo menos quinze unidades da federação que trataremos aqui: o futebol de mesa.

HISTÓRIA – O nome “jogo de botões” é devido ao material utilizado pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que criou o esporte em 1929. Ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. O dia do nascimento de Geraldo, 14 de fevereiro, foi oficializado em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".

COMO SE JOGA - O botonista é chamado de técnico por fazer a estratégia ao longo dos dois tempos de 25 minutos da partida, enquanto que os botões são chamados de jogadores, numa espécie de miniaturização de uma partida de futebol de campo.

São três os tipos de futebol de mesa praticados no Brasil, que também são conhecidos pela localidade onde surgiram: bola 3 toques (carioca), bola 12 toques (paulista) e disco 1 toque (baiana ou gaúcha). Basicamente, essas regras gerais definem quantos toques coletivos são permitidos para cada jogada.

A mais difícil delas, a regra de 1 toque, se assemelha ao jogo de xadrez, só que, além de estratégia, é necessário ter habilidade manual para executar os lances. Esta regra garante placares com poucos gols e exige que a tática seja mandar a bola para o lado adversário e evitar que o oponente faça o mesmo até que, com calma, tenha-se chance para marcar um gol.

CBFM – O Conselho Nacional de Desportos reconheceu em 1988 o futebol de mesa como esporte no Brasil. Assim, o futebol de mesa brasileiro tem sua própria confederação, com assembléias anuais, estatuto próprio e cargos diretivos, como em qualquer outro esporte.

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) foi fundada em 07 de setembro de 1992, na cidade de São Paulo, e hoje tem sede em Curitiba-PR. A entidade máxima tem a função de “promover, organizar, coordenar e representar Federações na modalidade Futebol de Mesa e outras, junto ao Ministério dos Esportes, COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ou qualquer outro órgão ligado ao esporte”.

São doze as federações filiadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará e Alagoas.

A entidade é responsável pelas 3 modalidades oficiais disputadas no país: bola 3 toques, bola 12 toques e disco 1 toque. O estatuto da CBFM permite ainda que se formem entidades específicas para cada regra geral. Por enquanto, a 3 toques é a única que tem sua própria Confederação (CBFM 3 toques), com cinco federações filiadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

REGRAS – Para organizar melhor o esporte, há uma “Regra Brasileira de Futebol de Mesa”, revisada pela última vez em 2007. Lá estão presentes 78 artigos que tratam desde as dimensões permitidas à mesa, aos jogadores, à bola e ao goleiro (ver quadro abaixo); até regras específicas, como onde podem se posicionar os jogadores em determinados lances para não cometer falta técnica.

Mesmo assim, num país tão grande quanto o nosso, há a possibilidade de regras regionais diferentes surgirem. Para isso, a CBFM criou a Coordenadoria Nacional de Regras Experimentais, responsável por analisar regras que vão além das três fundadoras da entidade (1, 3 e 12 toques). Sua função é auxiliar qualquer modalidade em expansão, fazendo isso sob sua supervisão e coordenação.

ALAGOAS – No Estado, o futebol de mesa é praticado em duas modalidades: a regra de 12 toques e a de 1 toque. Atuaram na sétima etapa do Campeonato Alagoano 2009, realizada em julho, 2 clubes, a Academia Maceioense de Futebol de Mesa, fundada oficialmente em julho de 2007, e o Carcará Futebol de Mesa, criado após o Brasileiro da categoria, em abril deste ano.

Segundo o site da Academia, a modalidade de 1 toque é praticada em Alagoas desde 1979, enquanto que a de 12 toques teve seu início em novembro de 2004 com a realização do 1º Torneio 12 toques, ainda não oficial.

Apesar de a organização de campeonatos depender de patrocínio dos próprios técnicos, neste ano houve em Maceió o 31º Campeonato Norte-Nordeste do esporte, com participação de 135 futmesistas da região Nordeste. A competição foi disputada de 18 a 20 de abril em 4 categorias: júnior (-18), máster (+55), sênior (+45) e especial (idade livre).

COMO COMEÇAR – Esporte praticado em outros países do mundo, como Uruguai, Hungria, Sérvia, Chile, Paraguai, Argentina e, principalmente, na Espanha – onde há o “fútbol de chapas”, com tampinhas de refrigerante -, para começar a jogar é necessário um investimento a partir de R$ 35,00, preço de um time completo de botões. A mesa custa a partir de R$ 179,90, dependendo do material que é feita e dos acessórios (rede, traves) que vierem juntos.

SAIBA MAIS:

Tempo de jogo: 25min X 25min
Botões: Acrílico/Paladom
Goleiro: 6,0cm X 3,8cm – 2,0cm de espessura
Bola: disco de polietileno convexo com 1 cm de diâmetro e 2mm de altura (regra de 1 toque); bola de feltro (3 toques e 12 toques)
Traves: 15cm X 6cm
Campo: 2m X 1,40m

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES: CBFM, CBFM 3 toques, Academia MFM, Carcará FM, Futebol de Mesa News.

0 comentários:

Postar um comentário